
Psicomotricidade

A psicomotricidade é uma ciência que está conectada ao processo de maturação, onde o corpo começa a realizar conquistas cognitivas, afetivas e orgânicas, embasada por três conhecimentos básicos: o movimento, a inteligência e o afeto.
Atualmente, a psicomotricidade constituída como a união superior da motricidade, resultado de uma relação explícita entre criança e o meio é o mecanismo que favorece a consciência a se formar e se materializar.
A educação psicomotora é fundamental na vivência da criança, mostrando-se em seu histórico, observando o desenvolvimento da criança, o seu relacionamento com o mundo, a sua interação com as pessoas, a forma como pensa e como atua, exteriorizando as suas sensações e sentimentos, utilizando o corpo como instrumento rico e significativo para a comunicação.
Ela começa na educação infantil, neste momento, as crianças encontram-se em fase de experimentações corporais, onde inicia-se as descobertas espaciais, temporais e tônicas.
0 crescimento das bases psicomotoras, permite à criança uma alteração positiva da postura, da dissociação dos movimentos, da coordenação global dos movimentos, da motricidade fina, do ritmo, da discriminação tátil, visual e auditiva, da integração das estruturas espaciais e temporais, da ampliação da capacidade de atenção e concentração.
Dentre as propostas para se trabalhar as bases psicomotoras, que devem ser inseridas de acordo com a faixa etária, estão as seguintes:
-
a tonicidade;
-
a noção do corpo;
-
a equilibração;
-
a lateralidade;
-
a estruturação espácio-temporal;
-
a praxia global e praxia fina.

Maria Lúcia Pereira - (11) 99791-6474.