
Psicopedagogia

A psicopedagogia, num primeiro momento é preventiva, é preventiva no sentido de promover uma reflexão profunda sobre os diversos elementos que desencadeiam problemas de aprendizagem, por isso, preocupa-se em criar condições que venham facilitar o aprendizado.
O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos, identificando as dificuldades que prejudicam a aquisição do conhecimento. Portanto, procura decifrar como acontece o processo de construção do entendimento nas pessoas.
Para isso, o papel do psicopedagogo é criar um enfoque terapêutico que identifica, analisa e elabora metodologia de diagnóstico e tratamento de tais dificuldades.
-
Como funciona o processo de avaliação?
-
Anamnese com os pais: entrevista e questionário sobre a criança.
-
Análise do material escolar: livros, cadernos, provas.
-
Avaliação: várias atividades e provas de acordo com a queixa trazida.
-
Devolutiva da avaliação com os pais:
A intervenção psicopedagógica é planejada de acordo com os dados obtidos na avaliação, tendo como objetivo a superação das dificuldades e a exploração integral do potencial do indivíduo.
5. Orientação a pais e professores.
Os pais: recebem orientação de como lidar da melhor maneira durante o tratamento da criança, além de dicas tais como: ler diariamente com a criança, acompanhar a lição de casa, etc. Professores: reuniões e explicações individualizadas são agendadas com os professores, dando maior suporte educacional a criança.
6. Intervenção
O objetivo da intervenção psicopedagógica é o estabelecimento de uma relação saudável do indivíduo com o conhecimento, incentivando todos que desejam superar suas dificuldades de aprendizagem ou adquirir novos conhecimentos e habilidades, visando o desenvolvimento e a utilização dos seus recursos cognitivos.
-
Quando procurar um profissional de psicopedagogia:
1-déficit de atenção.
2- dificuldade de aprendizagem: leitura, escrita, compreensão, produção;
problemas de raciocínio lógico matemático.
3-falta de motivação, desinteresse para assimilar os conhecimentos.
4-indisciplina.
5-dificuldade para interagir de maneira adequada com os colegas e com o ambiente escolar.

Maria Lúcia Pereira - (11) 99791-6474.